Seja bem-vindo!
(85) 3231-6363

phmetria esofágica

A pHmetria esofágica é um teste utilizado para quantificar o refluxo de ácido do estômago para esôfago, por meio da colocação de uma fina sonda nasal, que possui sensores capazes de medir acidez.

Os resultados podem ajudar a identificar as causas de dor no peito, queimação, ou, em alguns casos, problemas como desconforto durante a passagem do alimento da boca para o estômago. Também pode ser útil planejar um eventual tratamento cirúrgico para a doença do refluxo ou para determinar a eficácia de uma cirurgia já realizada.

AVISO IMPORTANTE: As informações contidas nesta página se destinam apenas a fornecer orientações gerais e não são uma base definitiva para o diagnóstico ou tratamento de qualquer caso em particular. É muito importante que você consulte seu médico sobre sua condição específica.
Imagem: www.medicalgraphics.de (Licença CC BY-ND 4.0 DE)

O que você precisa saber

  • Que tipo de doenças podem ser diagnosticadas pela pHmetria esofágica?

    O principal exemplo de doença que pode ser diagnosticada pela pHmetria esofágica é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

  • Como se dá o preparo?

    É necessário jejum durante as 8h que antecedem o exame, para alimentos sólidos, e durante as 4h que antecedem o exame, para alimentos líquidos.

    Suspender, caso em uso, os seguintes medicamentos:
    10 dias antes do exame: Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, Rabeprazol (Pariet), Esomeprazol (Nexium).
    3 dias antes do exame: Ranitidina (Antak, Label), Cimetidina (Tagamet), Famotidina (Famox).
    24h antes do exame: Bromoprida (Digesan, Plamet), Metoclopramida (Plasil), Domperidona (Motilium, Peridal), Antiácidos (Mylanta , Hidróxido de alumínio, Maalox , Sucrafilm, etc). Diazepan (Valium), Lorax, Lexotan.

  • O exame é doloroso?

    Não. Alguns pacientes, no entanto, podem sentir certo desconforto durante a colocação da sonda, podendo causar espirros (ao passar pelo nariz) ou náusea (ao passar pela garganta). Antes do exame poderá ser usado um anestésico local para reduzir o desconforto no nariz ou na garganta durante a colocação da sonda.

  • Como funciona o exame?

    Passa-se um tubo muito fino (2mm) através do nariz para dentro do estômago. Este é o único momento que, para algumas pessoas, pode ser desagradável. Depois disso, a sonda é deixada fixa, com sua extremidade posicionada no esófago inferior e ligada a um pequeno gravador portátil, onde o pH é registado (o grau de acidez) durante 24horas. O objetivo é saber o grau de refluxo, a que horas do dia ocorre e correlacionar os sintomas com a existência de refluxo (ou seja, se os sintomas ocorrem quando há excesso de ácido de esôfago).

    Você deverá seguir algumas instruções para registrar as alimentações, as horas em que se deita e os sintomas que vier a apresentar nas 24 horas de exame.

  • Posso levar uma vida normal durante as 24h de exame?

    Em principio, não há restrições, nem das atividades cotidianas e nem na alimentação, para que se possa avaliar com a maior precisão possível o que acontece na sua atividade diária normal. Durante o exame, você pode sentir uma discreta sensação de um corpo estranho na garganta . Estas queixas são leves e diminuem ao longo do tempo.

  • Quanto tempo dura?

    A inserção da sonda dura alguns poucos minutos, e a retirada é ainda mais rápida. O tempo que a sonda é deixada fixa para colher as informações necessárias é de 24h.

  • Quais as possíveis complicações?

    Não há riscos ou complicações relevantes relacionadas a este procedimento, nem durante nem após o exame.

Não sabe se precisa de uma pHmetria esofágica?

Agende sua consulta rapidamente clicando no botão abaixo.

Quero agendar.Voltar à página inicial.